O Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) junto à Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar o mundo sobre o reflexo do diabetes na saúde e mortalidade da população.
Alguns objetivos das campanhas do dia mundial do diabetes tem como foco alertar para o impacto do diabetes, estimular políticas públicas que favoreçam e possibilitem aos portadores da doença viver mais e melhor, promover o diagnóstico precoce e orientar sobre formas de tratamento adequado.
O que é Diabetes Mellitus (DM)?
É uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade e/ou falta de insulina exercer adequadamente seus efeitos, caracterizando altas taxa de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.
Quais os tipos mais comuns de diabetes?
O diabetes mellitus pode se apresentar de diversas formas e possui diversos tipos diferentes. Independente do tipo de diabetes, com aparecimento de qualquer sintoma é fundamental que o paciente procure com urgência o atendimento médico especializado para dar início ao tratamento.
O que é diabetes tipo 1?
Em 5 a 10% dos casos de diabetes, correspondem ao tipo 1, no qual o sistema imunológico ataca as células que produzem a insulina. Assim, não há produção suficiente para fazer com que a glicose entre nas células, permanecendo na corrente sanguínea, ocasionando aumento nas taxas de glicemia.
O que é diabetes tipo 2?
Costuma ser assintomática, e as manifestações ocorrem geralmente na idade adulta (após os 40 anos) com evolução lenta dos sintomas e possibilidade de complicações tardias (renais, oftalmológicas e neuropáticas). Ocorre principalmente em pessoas com excesso de peso, comportamento sedentário, hábitos alimentares não saudáveis e história familiar de diabetes.
Como prevenir?
A melhor forma de prevenir o diabetes tipo 2 e diversas outras doenças é a incorporação de hábitos saudáveis. O incentivo para uma alimentação saudável, balanceada e a prática de atividades físicas devem ser uma prioridade. O Ministério da Saúde adotou internacionalmente metas para frear o crescimento do excesso de peso e obesidade no país.
“Guia de Atividade Física para a População Brasileira”
O Guia Alimentar (MS, 2014) e o Guia de Atividade Física (MS, 2021), ambos para a População Brasileira, são importantes referenciais para abordagem integral da promoção à nutrição adequada, por meio de alimentos in natura ou minimamente processados, bem como a realização de atividade física, conforme a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Confira abaixo, clique no site e baixe o guia alimentar e o guia da atividade física e bora ser saudável pessoal!!!
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_atividade_fisica_populacao_brasileira.pdf
Fonte:
Ministério da Saúde
https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Diabetes-diabetes-mellitus