Dia 7 de junho, celebramos o dia mundial da segurança alimentar. Vocês sabiam que uma alimentação saudável é fundamental para manutenção, recuperação e prevenção de doenças, incluindo entre outras, as infecciosas como o COVID-19?
Todos precisamos cuidar do que ingerimos e, para garantir nossa segurança alimentar, algumas informações são importantes.
A segurança alimentar pode ser definida como um grupo de regras de produção, transporte, armazenamento de alimentos seguindo determinadas normas já estabelecidas como questões microbiológicas e sensoriais determinando quais os alimentos são adequados para o consumo.
A segurança alimentar também define que todo ser humano, independentemente de região, raça, religião ou sexo, deve ter acesso a alimentos saudáveis e nutritivos.
Segundo Observatório Brasileiro de Hábitos Alimentares – OBHA, era previsível que a comida, tanto sua disponibilidade como o acesso a ela, viessem a ocupar o centro das preocupações e urgências no contexto de pandemia pelo qual estamos passando, ao lado e como complemento indispensável dos cuidados com a saúde das pessoas infectadas ou não pelo vírus mais recente. A preocupação com ter o que comer para não passar fome, e que haja meios adequados para obter os alimentos sem risco de se contaminar, passou a estar na preocupação diária mesmo daqueles para quem comprar e comer não era mais do que rotina obrigatória sem maiores reflexões a respeito.
Para Elaine Gomes da Silva, Nutricionista, mestre e doutora pela faculdade de medicina da UNESP – BOTUCATU e nutricionista do HU-UFSCAR, a COVID-19 surgiu e ainda não sabemos até quando permanecerá em nossas vidas. Com a retomada das atividades, é necessário estarmos mais atentos com a transmissão do vírus. Com mais pessoas circulando nas ruas, a taxa de contaminação poderá aumentar, se as medidas de higiene não forem seguidas e respeitadas.
A alimentação deve ser segura, em todos os seus aspectos, desde a produção até a preparação do alimento para o consumo. Além disso, deve também auxiliar no combate desta e de outras doenças.
Todos precisamos cuidar do que ingerimos e, para garantir nossa segurança alimentar, algumas informações são importantes, confiram:
Fonte: Controle e Segurança Alimentar
Organizar uma rotina alimentar para uma alimentação segura e saudável é fundamental para a nossa saúde, por isso, estamos compartilhando aqui com vocês também, o link do manual de segurança alimentar em tempos de pandemia, elaborado pela Elaine Gomes da Silva, Nutricionista, mestre e doutora pela faculdade de medicina da UNESP – BOTUCATU e nutricionista do HU-UFSCAR.
Fonte: https://www.informasus.ufscar.br/wp-content/uploads/2020/08/Manual_Seguran%C3%A7aALimentar2.pdf