Ano Novo iniciando, que tal aproveitar este período e pensar em algumas estratégias para melhorar a qualidade de vida? Fizemos algumas pesquisas e estamos trazendo algumas dicas para proporcionar uma melhor qualidade de vida a partir da organização dentro de casa e/ou do local de trabalho, das finanças, e também da saúde mental.
Suymara Braga, especialista em psicologia positiva e colunista da CBN Macapá, indica apostar no cultivo de emoções positivas em 2022, para construir um novo ano de felicidades.
1 – Pratique a solidariedade: Tenha vontade de cooperar, ajudar o outro.
2 – Tenha fé. A esperança nos impulsiona para a ação, nos faz acreditar em dias melhores.
3 – Seja grato. Olhar mais para o que já temos nos torna mais amorosos, alegres e propensos a dias mais felizes, proporcionando até aumento de imunidade e menos chances de doenças, como a ansiedade ou a depressão.
4 – Conviva com pessoas do bem. Viva histórias afetivas felizes com amigos e pessoas bem-humoradas. Manter uma rede de relacionamento saudável te ajuda em dias de “perrengue”.
5 – Ouça o outro. Mantenha uma escuta ativa, respeito para com as opiniões contrárias. Sua vida não pode virar uma arena de discussão, drene os hormônios positivos.
6 – Busque seu propósito. Entenda o que faz sentido à sua vida e como você pode ajudar a tornar o mundo melhor.
7 – Saiba o que você quer neste novo ano. Você fez sua lista para 2022? Tenha clareza de sonhos e metas. Nada de listas grandes. Espere que coisas boas aconteçam, agindo!
8 – Auto avaliação é importante. Dedique um tempo para se analisar e, quem sabe, redefinir seus comportamentos. Trabalhe para eliminar aquele hábito que não está fazendo bem para si e nem para os outros. Tenha escolhas conscientes e viva um ano mais feliz!
FINANÇAS
Dicas do Colunista e Economista Cláudio Bahia.
9 – Evite mais dívidas. Evite contratar novas dívidas, se possível crie reservas de emergência, fazendo algum investimento financeiro (renda fixa, por exemplo). Lembre-se que deixar o dinheiro parado na conta é sinônimo de perder dinheiro em um país com inflação de dois dígitos.
10 – Use seu dinheiro com o que importa. Privilegie os gastos necessários (alimentação, moradia e vestuário) em detrimento aos supérfluos.
11 – Pesquise e economize na hora de comprar. Para minimizar os impactos da inflação com a redução do poder de compra de seu salário, saiba onde vale mais a pena gastar seu dinheiro. Pesquise, compare preços, busque as promoções.
12 – Pague as contas em dia. Evite pagar multas porque pagou a conta com atraso e busque descontos reais.
13 – Disciplina. Seja disciplinado, planeje e exerça rígido controle sobre suas receitas e despesas para reorganizar sua vida financeira.
ORGANIZAÇÃO PESSOAL
Dicas da personal organizer Celiana
14 – Não deixe nada para depois. Desenvolva o hábito de resolver/fazer as coisas no momento em que elas precisam ser feitas. Seja a arrumação da casa, de um armário, de uma gaveta ou ter aquela conversa com alguém; faça hoje, faça logo. Deixar as coisas para depois é algo limitante, pois amarra você àquilo que já deveria ter sido resolvido. Isso deixará você livre para cuidar das outras coisas que a vida lhe demandará.
15 – Trabalhe o desapego. Olhe ao redor e veja quantas coisas ainda guarda consigo que não precisa mais ou não faz mais sentido mantê-las com você.
16 – Arrume a bagunça. Nem sempre é fácil organizar as coisas na vida. O tempo, espaço de convívio, os objetos ou os armários. Comece organizando pequenos espaços por vez e logo estará com tudo no lugar. Organizar a bagunça faz com que você ganhe algo precioso chamado tempo.
17 – Tenha o suficiente. Quando se tem mais do que o suficiente, sempre se precisa de mais espaço: mais armários, mais gavetas, mais cabides, mais sapateiras, mais organizadores e, consequentemente, se tem mais trabalho para manter tudo em ordem.
Ano novo, vida a nova: hora de levantar do sofá e fazer de 2022 um ano repleto de muita positividade e muitas conquistas
Fonte: https://g1.globo.com/google/amp/ap/amapa/noticia/2022/01/01/22-habitos-para-2022-especialistas-listam-estrategias-para-melhor-qualidade-de-vida-no-novo-ano.ghtml