Saúde e Ergonomia no Trabalho

Nos últimos anos, e principalmente no cenário atual que estamos vivendo, a ocupação profissional do homem passou por mudanças significativas. Um dos aspectos observados trata-se de uma mudança organizacional que envolve o homem, a saúde e o ambiente de trabalho. 

Afim de contribuir com a melhora da saúde, bem-estar, segurança, produtividade e qualidade, estamos trazendo informações importantes sobre saúde e Ergonomia no Trabalho.

O modo como os indivíduos e suas ferramentas estão alocados em seus postos de trabalho, nos ajudam a reconhecer e prevenir problemas de saúde relacionados. “De acordo com as condições em que as tarefas são desempenhadas e o tempo no qual o homem permanece na mesma posição, podem surgir problemas como desconforto e fadiga. Esforços repetitivos e postura inadequada causam lesões e, para evitá-las, é necessário analisar a adequação do trabalho ao ser humano. Essa análise é o cerne da criação da ergonomia”. (BOLETTI,2015)

De acordo com Iida (2005), a ergonomia “procura reduzir as suas consequências nocivas sobre o trabalhador. Assim, ela busca reduzir a fadiga, estresse, erros e acidentes, proporcionando segurança, satisfação e saúde aos trabalhadores, durante o seu relacionamento com esse sistema produtivo”. Assim como, “boas condições de trabalho, tem o intuito de tornar o indivíduo mais produtivo por meio do ambiente que o cerca, com menor exigência e, por consequência, menor desgaste e um maior resultado (BARBOSA FILHO, 2010)

Os ergonomistas contribuem para o planejamento, o projeto e a avaliação de tarefas, organização dos postos de trabalho, produtos e ambientes para torná-los compatíveis com as necessidades, as habilidades e as limitações dos trabalhadores.

Segundo a equipe de Ergonomia Ergonomia/Nust/CST/Direh (FIOCRUZ).  “A necessidade de mudanças de mobiliário vem sendo identificada em todas as Avaliações Ergonômicas do Trabalho (AET) desenvolvidas pela equipe de Ergonomia/Nust/CST/Direh, desde o ano de 2001. Este é o segundo motivo mais recorrente de demandas recebidas, superado somente por aquelas relacionadas às queixas de acometimentos do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo, de acordo com as estatísticas da Ergonomia/Nust”. 

Muitas organizações não dispõe das verbas para reorganização global, mas para isso, uma boa avaliação ergonômica nos postos de trabalho com orientações simples como posições do teclado, monitor, cadeiras, entre outros aspectos, podem proporcionar excelentes resultados.

 A nossa equipe de professores de ginastica laboral, auxiliam os trabalhadores com dicas e orientações por intermédio das blitz posturais e ergonômicas e o resultado é bastante satisfatório para as Empresas; identificamos e corrigimos posturas inadequadas, vícios posturais e o mau posicionamento dos trabalhadores e objetos em seus postos.

É muito importante estar atento às condições de trabalho (ergonomia), às possíveis queixas de dor e desconfortos gerados por movimentos repetitivos e posturas estática:

– Verifique o posicionamento dos mobiliários como cadeiras, mesas, monitores de vídeo e notebooks. 

– Adote uma boa postura de trabalho, com pescoço alinhado, de forma que a coluna permaneça reta, os antebraços sempre apoiados, com os cotovelos próximos do tronco e deve haver bom espaçamento entre as pernas na posição sentada.

– Estabeleça pausas de 10 minutos a cada hora trabalhada, aproveite para fazer exercícios de alongamentos, tomar água e ir ao banheiro. 

 Para ajudá-los a melhorar a postura e ergonomia no trabalho confira os guias abaixo:


Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj