Vamos Alongar?

O alongamento é um hábito que eleva o bem-estar do corpo e da mente.

 Vocês já alongaram hoje?

Não? “Bora” lá então praticar e conferir as dicas que preparamos para vocês.

Segundo o Dr. Juliano Voltarelli, ortopedista e traumatologista da Ortocity, o alongamento é um tipo de atividade física que promove   a manutenção  ou o aumento da flexibilidade muscular e a amplitude dos movimentos por meio do estiramento das fibras musculares.

Benefícios do alongamento:

Além da flexibilidade e do aumento dos movimentos, o alongamento é uma ótima forma de começar uma atividade física, uma vez que prepara a musculatura para o exercício, o que reduz chances de lesão muscular e dores após a malhação.

Quando a atividade é realizada com frequência, ela melhora a coordenação motora,  previne  lesões por esforço repetitivo, tendinites, dores lombares e cervicais, melhora a postura e aumenta a consciência corporal.

O alongamento também é uma atividade muito indicada para aqueles dias em que você está com o estresse acumulado e com a sensação de estar com uma faixa amarrada na cabeça, uma vez que promove o alívio das tensões musculares. Durante o alongamento, foque na sua respiração e nos movimentos do seu corpo, você perceberá que isso fará a sua mente desconectar de problemas da rotina e, com o tempo, terá mais consciência corporal, além de aliviar o estresse do dia a dia.

Quais são os tipos de alongamento?

Existem três tipos de alongamentos:

  • Alongamento estático: ele é realizado com o corpo em repouso e fazendo o alongamento de todo o corpo em um movimento lento, intencional e progressivo. Ele pode ser feito com a parte inferior (pernas e pés) e superior do corpo (braços, tronco e cabeça). A posição do alongamento deve ser mantida por um período, por exemplo, por 30 segundos. O alongamento estático é indicado para atletas e dançarinos que precisam de flexibilidade para executar os movimentos
  • Alongamento dinâmico: é a movimentação de partes do corpo com o aumento gradual da amplitude e velocidade do movimento, algumas vezes realizando gestos esportivos. O alongamento dinâmico é muito utilizado no início da atividade física, principalmente, por atletas de corrida e salto.
  • Alongamento por facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP): esse tipo de alongamento é utilizado como forma de reabilitar pacientes que perderam algum movimento, uma vez que aplica a resistência manual para estimular os receptores neurais do músculo.

“A prática da atividade resulta em um alongamento dos tecidos moles, incluindo os tendões e os músculos envolvidos, porém o grau de ganho de elasticidade depende do volume de treinos e das características de elasticidade de cada indivíduo”, explica o Dr. Juliano.

Por quanto tempo o alongamento deve durar?

Há diversas recomendações sobre como e por quanto tempo devem ser feitos os alongamentos. Alguns ortopedistas recomendam que os alongamentos estáticos devem ser realizados em três séries de 30 segundos por grupo muscular e que esses resultados se mantêm por, pelo menos, 24 horas, sendo o melhor resultado nos primeiros 15 minutos após os alongamentos. 

Agora que você sabe tudo sobre o alongamento. Vamos praticar! Realize os exercícios em três séries de 30 segundos.

Fonte:

Alongue-se. Bob Anderson
https://www.ortocity.com.br

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj