Vários estudos demonstram que o excesso de peso aumenta o risco de problemas de saúde e reduz a expectativa de vida. Pessoas obesas ou com sobrepeso, por exemplo, apresentam uma maior incidências de problemas cardiovasculares, diabetes, hipertensão, apneia do sono e até de alguns tipos de câncer.
Em medicina, o conceito de peso saudável nada tem a ver com estética ou com padrões culturais. O peso saudável é o peso corporal que não está associado a um aumento do risco de desenvolver doenças.
O conceito de peso saudável é obtido através do cálculo do índice de massa corporal (IMC). Peso saudável e IMC ideal são conceitos semelhantes.
Índice de Massa Corporal (IMC)
O índice de massa corporal é um indicador adotado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), que é usado para o diagnóstico do baixo peso, sobrepeso e da obesidade. O IMC pode ser facilmente calculado a partir de dois simples dados: peso e altura. A fórmula é simples:
IMC = peso (em quilos) ÷ altura² (em metros)
Os resultados do IMC são interpretados da seguinte forma:
- Baixo peso muito grave = abaixo de 16 kg/m².
- Baixo peso grave = entre 16 e 16,99 kg/m².
- Baixo peso = entre 17 e 18,49 kg/m².
- Peso normal = entre 18,50 e 24,99 kg/m².
- Sobrepeso = entre 25 e 29,99 kg/m².
- Obesidade grau I = entre 30 e 34,99 kg/m².
- Obesidade grau II = entre 35 e 39,99 kg/m².
- Obesidade grau III (obesidade mórbida) = maior que 40 kg/m².
Como é fácil deduzir, você deve procurar ter um IMC na faixa normal, ou seja, entre 18,50 e 24,99 kg/m².
Os valores de IMC fornecidos acima são para a população adulta, entre 20 e 65 anos
Valores acima ou abaixo da faixa de normalidade estão associados a um maior risco de doenças e uma redução na expectativa de vida. Quanto mais afastado da faixa de IMC ideal você estiver, seja para mais ou para menos, maior é o risco de você desenvolver problemas de saúde.
O índice de massa corporal é um relevante indicador de saúde, cuja utilidade já foi comprovada por vários estudos científicos.
É importante destacar que estar no peso saudável é apenas um dos fatores para se ter uma vida saudável. Tão importante quanto o peso são a prática de exercícios físicos, uma dieta equilibrada, uma boa noite de sono e a ausência de substâncias nocivas à saúde, tais como o cigarro, o álcool em excesso ou outras drogas.
Fonte: