Trabalhar sentado a maior parte do tempo é a realidade de várias profissões. É nesse contexto que os exercícios são importantes.
Estudos mostram a relação do hábito com o desconforto físico. Segundo um dado divulgado pela OMS, 80% das pessoas sentirão (ou já sentiram) dor nas costas em alguma fase da vida. O sedentarismo faz com que os músculos entrem em fadiga e comecem a doer.
Trabalhar horas extras afeta o desempenho e a produtividade de maneira negativa. Muito trabalho leva ao estresse e à fadiga, causando uma queda nas habilidades cognitivas, e a falta de exercício pode levar o colaborador a desenvolver uma série de doenças como:
- doenças cardíacas;
- diabetes;
- câncer;
- problemas circulatórios;
- artrite e tendinite;
- hipertensão;
- obesidade;
- enfraquecimento dos músculos;
- doenças mentais, entre outros.
É importante também incluir na sua rotina alguns momentos de pausa. Levante, pegue uma água e vá ao banheiro. Faça ligações em pé e coloque alarmes diários para os exercícios da ginástica laboral.
Alongamento, fortalecimento e mobilidade são fundamentais para prevenir doenças ocupacionais e melhorar a qualidade de vida no trabalho.
Incline o pescoço
Dor nos ombros ou no pescoço pode ser causada pela tensão do dia. Alongar a região pode ajudar, e é um ótimo exercício para quem trabalha sentado.
Sente-se confortavelmente e, com a mão oposta, segure o seu ouvido (a mão direita segura o ouvido esquerdo, por cima da cabeça). Logo após, gentilmente, leve a sua cabeça até chegar perto do ombro. Faça isso dos dois lados.
Estenda suas pernas
Após passar várias horas sentado, você já sentiu dor na perna e/ou no joelho? A extensão de pernas é muito importante para evitar ou melhorar a situação.
Alongue a coluna
A dor na coluna é um dos sintomas mais comuns do excesso de repouso. De pé, separe as pernas na distância dos quadris, mantenha as pernas o mais esticadas possível e tente encostar as mãos no chão. Dessa forma, você alonga as vértebras da coluna e alinha os seus ombros.
Rotacione os ombros
Ainda sentado, levante-os e faça movimentos circulares. Com uma velocidade moderada, repita o exercício nos sentidos horário e anti-horário. Tente fazer o movimento completo para sentir as suas escápulas.
Alongue o punho
Outra consequência de quem trabalha horas em frente ao computador é a dor no punho. Existem estudos que mostram a relação entre o digitar e o aumento dos casos de tendinite. Portanto, alongue a região!
Levante os seus braços na altura dos olhos, deixe as mãos para baixo em um ângulo de 90 graus e utilize a outra como ponto de tensão. Faça isso para os dois lados e com o seu punho virado para cima.