Pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), apontou que, em uma lista de onze países, o Brasil é o que tem mais casos de trabalhadores com problemas de saúde mental. Vocês sabiam que a pratica de atividade física é uma grande aliada para a preservação da saúde mental?
Desde antes da pandemia de Covid-19, observa-se aumento de quase 15 vezes nas notificações de casos entre os anos de 2007 a 2018 (de 122 para 1807 casos) (Sistema Nacional de Agravos de Notificação – Sinan).
A prática da atividade física é uma grande aliada na promoção da saúde mental. Quando exercitamos diversas substâncias são liberadas: endorfina, dopamina, serotonina, norepinefrina:
- Endorfina: relaxa, diminui o stress e a ansiedade;
- Dopamina: melhora o humor e gera a sensação de prazer;
- Serotonina: fundamental para controlar o humor, melhorar a qualidade do sono e reduzir a ansiedade;
- Norepinefrina: ajuda a regular o sono e as emoções.
Qual a importância destas substâncias para que sofre da depressão?
- Em casos leves e moderados, a prática pode ser útil quanto a medicação e prevenir recaídas.
- Outro ponto relevante é o impacto da nova rotina de exercícios para a mente. Ela deixará de focar nos problemas e inquietações para focar na execução dos movimentos que estão sendo realizados.
Invista um tempo para meditar
A meditação é uma técnica que conduz a mente para o estado de relaxamento por meio de respiração adequada e foco. Dessa maneira, diversos benefícios podem ser aproveitados, principalmente os que envolvem a saúde mental, como redução do estresse e da ansiedade, melhora do sono e potencialização da memória e da atenção.
Segundo pesquisa publicada na revista científica Health & Place, a qualidade do ar influencia diretamente as doenças mentais — quanto pior, maior o risco de enfermidades. Sabemos que nem sempre é possível morar em um lugar com ar puro, mas você pode aproveitar para ir até um local em meio à natureza para meditar e inspirar um ar de melhor qualidade.
Toda atividade física é boa para a saúde mental, segundo o psiquiatra Arthur Danila, “não importa se é desde fazer pesca ou futebol, o que importa é movimentar o corpo”. Musculação, danças, corridas, caminhadas, andar de bicicleta e jogos coletivos são exemplos de atividades com bastante participação.
Lembrando que segundo OMS é necessário pelo menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana.
Cuidar da sua saúde e bem-estar é também se amar!
Fonte:
https://www.uol.com.br/vivabem
Conselho regional de educação física (cref)
Ministério do Esporte