A campanha Dezembro Laranja, de prevenção ao câncer da pele, é fundamental para podermos falar dessa doença que acomete milhares de pessoas, mas que ainda pouco se fala. Se pensarmos, então, em um País como o Brasil, que é tropical e onde diariamente as pessoas estão expostas aos raios solares, é preciso redobrar os cuidados e levar conhecimento para a população sobre todas as possibilidades de foto proteção.
O câncer de pele é o de maior incidência no mundo. Existem vários tipos de câncer de pele, sendo os mais comuns o carcinoma basocelular, o espinocelular e o melanoma (maior letalidade).
Segundo o Dr. João Batista Buoro Neto, dermatologista do Ambulatório de Especialidades, precisamos dar ênfase na prevenção. As lesões identificadas no estágio inicial há real possibilidade de cura de 100%.
Outro destaque do dermatologista é para a importância do autoexame. Ele aponta a necessidade de conhecer a própria pele, olhar e verificar o aparecimento de lesões ou alteração daquelas já existentes. O Dr. Buoro Neto orienta para atenção às pequenas feridas, lesões com ‘casquinha’, pintas, vermelhidão e alerta para lesões popularmente chamadas de verrugas.
Usar filtro solar, roupas adequadas, chapéu ou boné, e óculos escuros são importantes para proteger a pele. Evite exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h;
Ao perceber alguma lesão ao algo diferente na pele as pessoas devem primeiramente procurar atendimento médico na Unidade de Saúde a que pertencem, para posterior encaminhamento ao Ambulatório de Especialidades, se necessário.
Fonte: