Vocês sabiam que hoje, 29 de maio, celebramos o dia mundial da saúde digestiva?
A data foi instituída pela Organização Mundial de Gastroenterologia para mobilizar e orientar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças do aparelho digestivo.
Órgãos do Sistema Digestório
As estruturas incluem: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. Os órgãos digestórios acessórios são os dentes, a língua, as glândulas salivares, o fígado, a vesícula biliar e o pâncreas.
O sistema digestório atua no processamento do alimento, garantindo a absorção dos nutrientes importantes para o corpo.
As doenças dessa região, geralmente, estão relacionadas a alguns hábitos adquiridos ao longo da vida. Alimentação inadequada, sedentarismo, tabagismo, estresse, entre vários outros problemas, são responsáveis por muitos transtornos.
Sintomas mais comuns de doenças do aparelho digestório
Náuseas, empachamento (sensação de estufamento), azia, retorno do alimento e ou ácido gástrico, diarreia e/ou constipação e dor abdominal. Mas, outros sintomas como tosse seca, dor no peito, sinusite, asma, dor de cabeça, deficit de atenção e lesões na pele, que aparentemente podem indicar outro tipo de doença, também são sintomas de problemas digestivos.
Hábitos saudáveis
Com o ritmo acelerado do dia a dia, é cada vez mais difícil manter uma alimentação balanceada. Tentando dar conta de todos os compromissos, a maioria das pessoas acaba preferindo substituir refeições saudáveis por lanches mais rápidos como as redes de fast food.
Nessa rotina de alimentação instável, a primeira a sentir o efeito é a nossa saúde digestiva, sendo assim, a prevenção é a melhor maneira de evitar complicações nessa área que é tão importante para o nosso corpo.
Segundo o Dr. Juliano Leiner, médico endocrinologista (CRM 6276-MT), alguns hábitos podem ajudar a cuidar melhor da sua saúde digestiva:
- Evite o excesso de condimentos no preparo de comida
- Evite o consumo de líquidos durante as refeições
- Melhore sua mastigação, mastigar bem os alimentos auxilia na digestão e melhor absorção dos nutrientes
- Evite o consumo de gorduras, frituras e cafeína
- Higienize bem os alimentos antes de consumi-los
- Melhore seus hábitos de sono
- Após uma refeição, evite se deitar
- Mantenha o seu peso corporal dentro do adequado para você
- Pratique mais atividades físicas
Se mesmo seguindo essas dicas, alguns sintomas como náusea e enjoos persistirem, não deixe de buscar ajuda médica.
Fonte:
https://drjulianoleiner.com.br/2022/10/27/a-importancia-da-saude-digestiva/
https://bvsms.saude.gov.br/29-5-dia-mundial-da-saude-digestiva/