Manter uma posição incorreta durante muito tempo pode favorecer o desenvolvimento da dor no pescoço e com isso, desencadear alguns problemas de saúde.
Durante a jornada de trabalho é comum notar uma sensação de tensão no pescoço.
A exposição ao estresse, má postura e alguns hábitos pouco saudáveis podem influenciar a ocorrência constante deste problema.
Nós listamos pra vocês algumas causas possíveis. Confiram:
Enfraquecimento dos músculos:
Pelo estilo de vida sedentário, movimentos inadequados e constante estresse, é comum que o músculo trapézio e outros músculos fiquem enfraquecidos. O problema pode piorar quando a alimentação é pobre em nutrientes ou o corpo se submete a esforços físicos sem estar acostumado.
Posturas inadequadas:
Uma má postura em pé ou sentado por um longo período de tempo pode provocar dor e consequências graves. Permanecer na mesma posição durante várias horas na frente do computador, por exemplo, tornarão os músculos mais rígidos e suscetíveis a lesões. É necessário realizar pausas no trabalho, alongar e corrigir a posição.
Fatores emocionais:
Depois da realização de muitas pesquisa, sabe-se que muitas dores na região cervical têm a sua origem em uma tensão emocional. Preocupações, estados de ansiedade e estresse ou a depressão, entre outros, geram uma carga sobre o corpo que é percebida facilmente nos ombros, pescoço e costas.
Reações químicas:
Reações químicas e nervosas do corpo diante dos vários tipos de estimulantes também têm sido associadas à recorrência desta dor. O consumo excessivo de café, bebidas alcoólicas e carne vermelha provoca alterações no pH do corpo que causam inflamação excessiva e outras reações negativas.
Tabagismo e Álcool:
Os compostos tóxicos que contém nos cigarros causam doenças crônicas em grande parte dos sistemas vitais do corpo. Além disso, beber em excesso aumenta a tensão nas costas e pescoço, porque desidrata os discos intervertebrais e acelera o processo de desgaste.
O uso contínuo de smartphones:
As pessoas que usam continuamente o seus smartphones são mais propensas a sofrer dores no pescoço e nas costas do que aqueles que só o usam quando necessário. Ao abaixar a cabeça para olhar a tela do celular os músculos do pescoço são tensionados e isso gera sensação de dor ou desconforto.
Recomendações para evitar as dores no pescoço:
- Realizar exercícios de alongamentos pelo menos 1 vez por dia.
- Realizar exercícios localizados para as costas, ombros, pescoço e cabeça
- Dormir em um colchão firme e um travesseiro não muito alto.
- Melhorar a consciência corporal adotando uma postura ereta quando estiver sentado por um longo período.
- Ter cuidado quando levantar objetos pesados do chãoe, se possível, pedir ajuda para fazê-lo.
- Tentar dormir em posição fetal, evitando a posição de bruços.
- Usar agasalhos quando as temperaturas diminuírem.
- Comer alimentos ricos em potássio, magnésio e cálcio, que são minerais essenciais para a saúde dos músculos e articulações.
- Consultar um médico especialista é muito importante para receber um diagnóstico e tratamento adequado.
[lead-form form-id=2 title=Assine nosso boletim e receba dicas para melhorar a qualidade de vida e performance da sua equipe]
Confira abaixo alguns movimentos que auxiliam o fortalecimento e alongamento de toda a região do pescoço. Feitos corretamente é possível evitar a dor e possíveis desvios da coluna.
[lead-form form-id=2 title=Assine nosso boletim e receba dicas para melhorar a qualidade de vida e performance da sua equipe]