Estamos aqui de novo para falar de problemas posturais. Por que será, não é mesmo?
Segundo a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), cerca de 36% da população brasileira sofre com dores crônicas na coluna. Já a OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta que 80% da população mundial também apresenta o mesmo desconforto.
Vocês sabiam que além de dores, uma série de problemas podem causar na coluna em decorrência da má postura?
A nossa coluna é formada por 33 vértebras, e quando nascemos, a nossa coluna é constituída por 4 curvaturas fisiológicas: lordose cervical, cifose dorsal, lordose lombar e cifose sacral.
Qualquer desvio destas curvaturas pode comprometer a saúde da nossa coluna e a nossa qualidade de vida.
Alguns desvios como hiperlordose cervical, hipercifose dorsal, hiperlordose lombar e escoliose, geram dores, muito desconforto e desiquilíbrio muscular.
Alguns fatores responsáveis pelos problemas posturais são: doenças, fraqueza e deficiência muscular, insuficiência ligamentar, falta de flexibilidade, obesidade, sedentarismo, hereditariedade, sustentação e transporte de peso permanência por longo período na posição sentada.
Ninguém merece sentir dor e desconforto nestas regiões, não é mesmo?
Mas o que você está fazendo para prevenir estes problemas?
Para prevenir problemas posturais é necessário:
– Um bom ambiente de trabalho, mobiliários, espaço, pausas, equipamentos e ferramentas de acordo com as características biomecânicas do trabalhador;
– Alimentação equilibrada: manter o peso corporal é fundamental, pois o aumento do peso sobrecarrega a coluna, gerando pressão e tensão muscular e até mesmo uma lesão na estrutura da coluna.
– Ginástica Laboral: Praticar 15 minutos de ginástica laboral, periodicamente, previne diversos males, principalmente os problemas posturais. Exercícios de fortalecimento muscular, alongamento, mobilidade articular, flexibilidade e consciência postural são necessários para prevenir os problemas.
Tenha uma vida ativa fisicamente, além da ginástica laboral, pratique alguma atividade física que lhe dê prazer e alegria. Movimente-se, exercite-se. O nosso corpo foi feito para o movimento.