Gestão Emocional

Vamos falar sobre gestão emocional? Vocês sabem o significado?  Ter controle nas emoções é uma habilidade fundamental , vocês sabiam?

O que é gestão emocional?

A gestão de emoções é a capacidade de compreender e avaliar as próprias emoções, norteando assim quais serão as nossas ações segundo os neurocientistas António Damásio e Joseph E. LeDoux. 

Segundo os pesquisadores, uma emoção é uma resposta comportamental e cognitiva automática a um estímulo, de forma inconsciente. Ela tem reflexos no corpo, como aceleração nos batimentos cardíacos ou tensionamento muscular.

A gestão de emoções não é algo que se aprende de um dia para o outro. Assim como toda habilidade, ela precisa ser aperfeiçoada ao longo do tempo. Buscar práticas de mindfulness e incluí-las na rotina são um bom caminho para começar, pois o estado de atenção plena ajuda no autoconhecimento.

Também pode ser necessário buscar ajuda de um profissional, que orientará o percurso para identificar e lidar com as próprias emoções. 

Mas você já pode colocar em prática algumas destas 6 técnicas de gestão emocional :

1. Sempre que uma emoção surgir, pare por um momento e reflita “o que estou pensando agora é baseado em fatos?

Esta técnica de gestão de emoção é bastante indicada para situações de fobia, como o medo de falar em público ou de viajar de avião.

O lado racional deve entrar em cena nestas situações. Será que as pessoas realmente vão prestar tanta atenção em mim enquanto eu falo? Ou qual a probabilidade de um avião cair?

Ser racional não significa ignorar o que se está sentindo, mas fazer a gestão da emoção e conviver com ela.

2. Questione julgamentos pré-estabelecidos

Antes de tomar uma decisão, questione seu primeiro julgamento em cada situação, o que o psicólogo Mateusz Grzesiak chama de convicção. Ele não está se referindo a valores, mas à relação de causa e efeito que fazemos sem refletir.

3. Mude de posição

Mantenha a postura ereta, se espreguice, levante o queixo para cima do horizonte. Sua coluna e seu estado emocional irão agradecer.

O movimento corporal alivia a tensão e baixa os níveis de cortisol, gerando uma sensação de bem-estar.

4. Repare na entonação da sua voz

Você costuma falar consigo mesmo? Em que tom? Em situações de estresse, acabamos nos cobrando demais. Tente falar consigo mesmo de maneira mais calma, o que o ajudará a se acalmar e ainda fazer a gestão das suas emoções.

5. Respire fundo

Esta é uma das técnicas de mindfulness, o estado de atenção plena que comentamos neste artigo. A respiração auxilia a focar no momento presente, além de relaxar os músculos.

Exercícios de respiração também são otimos aliados na gestão de emoções.

6. Não julgue suas emoções

Emoções negativas fazem parte do cotidiano e ninguém consegue escapar delas. Por isso, elas devem ser bem compreendidas, sem julgamentos. Deixe-as existirem, acostume-se com sua presença.

Fonte: https://posdigital.pucpr.br/blog/gestao-das-emocoes

https://www.amcham.com.br/noticias/gestao/gestao-emocional
Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj