Vamos falar da saúde do coração?
O coração é o músculo mais importante do corpo. A cada batida ele fornece alimento e oxigênio às células. Um coração saudável é a chave para um corpo saudável, e seu coração precisa de exercícios para mantê-lo em forma.
Segundo Harry Correa Filho (Médico Cardiologista – CRM/SC 4101 RQE 1132), cuidar da saúde do coração é uma das condutas essenciais quando o assunto é manter a qualidade de vida e o bom funcionamento do nosso organismo. Afinal, muitas das doenças cardiovasculares, ou seja, que afetam o coração e os vasos sanguíneos são graves e podem até mesmo deixar sequelas.
Dois exemplos bastante falados são: o infarto, que é a interrupção do fluxo de sangue para o órgão; e o acidente vascular cerebral (AVC), caracterizado pelo rompimento ou deformidade de uma veia no cérebro. Todavia, há uma boa notícia! É possível evitar esses problemas com hábitos diários.
Segundo OMS, 80% das mortes por doenças cardíacas poderiam ser evitadas com mudanças de comportamento.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que 80% das mortes por doenças cardíacas no mundo seriam evitadas apenas com mudanças no estilo de vida.
“Tirando as doenças congênitas, os outros males que acometem o coração e podem culminar em insuficiência cardíaca são evitáveis”, diz o cardiologista Félix Ramires, responsável pelo Programa de Insuficiência Cardíaca do HCor (Hospital do Coração).
A Organização Mundial da Saúde (OMS) possui um guia com dicas simples que podemos implantar em nossas vidas e, assim, afastar os riscos mencionados acima, entre diversas outras enfermidades. Confira:
Dicas para um coração saudável:
- Evite fumar;
- Diga não à obesidade;
- Faça exercícios regularmente;
- Controle a pressão arterial;
- Escolha bem os alimentos;
- Controle o colesterol;
- Reduza o estresse do dia a dia;
- Saiba se é diabético;
- Não descuide do lazer;
- Consulte seu médico periodicamente!
A saúde do seu coração depende dos seus hábitos.
Pense, reavalie e faça de você a sua melhor versão!
Fonte:
www.hcor.com.br
www.unicardio.com.br
Ministério da Saúde