Vocês sabem o que é tenossinovite e quais são os danos causados por falta de prevenção?
A Tenossinovite é uma doença que atinge a classe de trabalhadores que utilizam movimentos repetitivos das mãos como por exemplo, digitadores, caixas, datilógrafos, pianistas, tricoteiras, jornalistas, além dos remarcadores de supermercados.
A Tenossinovite surge do atrito excessivo do tendão que liga o músculo ao osso. Este tendão é protegido por uma bainha que é sempre cheia de um líquido. Estes movimentos repetitivos é que provocam a inflamação do tendão, causando a doença. Os trabalhos em locais de baixa temperatura e esforços de peso acima dos seis quilos também podem causar o problema.
Como surge
Os primeiros sintomas da doença são queixas vagas de desconforto na mão mais utilizada. Uns sentem um peso no braço e uma dor localizada e no princípio da doença, sentem um simples repouso e desconforto.
Prevenção
A prevenção ainda é o melhor remédio para a doença.
- Faça pausas regulares durante atividades repetitivas que envolvam a mão e o punho;
- Mantenha uma postura adequada durante a realização de tarefas manuais ou digitais;
- Pratique ginastica laboral , realize exercícios de aquecimento e alongamento antes de atividades que envolvam movimentos repetitivos;
- Use ferramentas ergonômicas e adaptações adequadas para reduzir a sobrecarga nos tendões;
- Mantenha um peso corporal saudável e pratique exercícios regulares para fortalecer os músculos e reduzir a pressão sobre as articulações.
A questão da Tenossinovite nos digitadores é tão grave que já existe uma portaria regulamentando o assunto. As regras prevêem um intervalo de 10 minutos a cada 50 de trabalho, proibição de prêmios de produção, temperaturas entre 20 e 24 graus centígrados, e umidade relativa do ar que não pode ser inferior a 40 por cento.
Fonte