A integração e a sociabilização são necessidades primordiais a todas as pessoas, desde a infância até a velhice. No entanto, apesar dessa necessidade, o homem moderno apresenta muitas dificuldades para viver em grupo, devido aos seus próprios valores que a sociedade da qual faz parte criou.
Atualmente, o homem tem o seu conceito sobre competição deturpada devido à necessidade de vencer, com condições econômicas precárias, com o vasto desemprego que assola o país e a falta de valores éticos e morais sobre a sociabilidade.
Um jogo coletivo pode promover benefícios físicos em uma pessoa, como:
- Desenvolver as capacidades motoras (força, velocidade, resistência, agilidade, ritmo, coordenação motora, flexibilidade e equilíbrio;
- Melhorar o sistema cardíaco, vascular, pulmonar e muscular;
- Estimular o gosto pela atividade física.
Em relação aos benefícios psicológicos, podemos considerar:
- Oferece ao seu praticante a oportunidade de praticar padrões de conduta, acostumando-o a respeitar e cumprir regras;
- Desperta o sentido de grupo, praticando cooperação, lealdade, cortesia, espírito de luta e respeito ao semelhante;
- Favorece o aprendizado de atividades lúdicas;
- Oferece ao seu praticante a oportunidade de solucionar problemas práticos, que são as situações do jogo.
Na realidade, tudo o que o indivíduo aprende de benéfico no jogo coletivo pode ser transportado para a sua vida no seu cotidiano, seja no meio familiar, escolar, profissional, dentre outros.
O jogo tem o poder de ser para o seu praticante um orientador universal, facilitando tanto o progresso de sua personalidade de forma integral, como o progresso de cada uma das suas funções psicológicas, intelectuais e morais
Pratique esporte coletivo! Convide seus amigos e sua família!!