O estresse é um problema que
vem tomando proporções cada vez
maiores nas organizações, tendo como
algumas causas a falta de tempo para
concluir os serviços e a necessidade de
realizar muitas tarefas diferentes ao
mesmo tempo.
O estresse é um processo e não
uma reação única. A partir do momento em
que uma pessoa é submetida a uma fonte de
estresse, um longo processo bioquímico
instala-se, cujo início manifesta-se por
sintomas como sudorese excessiva, tensão
muscular, boca seca, sensação de estar em
alerta, insônia, taquicardia, chegando a
dimensões realmente extensas e muitas
vezes sem retorno, como a doença do
Diabetes.
Estresse no trabalho é o resultado de um conjunto de várias situações
ou condições, que são potencialmente desestabilizadoras, em razão de
incongruências ou falta de adaptação entre pessoas e ambiente, e pode
manifestar-se como problemas de saúde física ou emocional e ainda como
alterações de comportamento no trabalho e em casa. Sintomas físicos de
alerta: dores de cabeça, tensão muscular, dores nas costas e no pescoço,
cansaço excessivo, problemas de sono e sistema digestivo, taquicardia, suor
excessivo, diminuição da libido, entre outras.
Intervenções que podem ser adotadas com o objetivo de gerenciar os
níveis de estresse organizacional: Técnicas de relaxamento, alimentação
balanceada, exercícios físicos, repouso, diversão, sono apropriado,
psicoterapia e vivências que favoreçam o autoconhecimento, administração
do tempo livre para atividades ativas e prazerosas.