Vocês sabiam que a tendinite está entre as 20 principais causas de afastamento por acidentes ou adoecimentos? A tendinite é conhecida como uma das principais lesões entre as LER/DORT, que são doenças de causa ocupacional devido a longas jornadas de trabalho na mesma posição de forma repetitiva. Sua causa está diretamente ligada ao movimento repetitivo e sobrecarga na região.
Devido a Pandemia relacionada ao Coronavirus, muitas Empresas adotaram o trabalho Home Office. Vocês estão tendo os cuidados necessários para a prevenção desta patologia?
O Ministério da Saúde afirma cerca de 12 milhões de brasileiros sofrem com doenças reumatológicas, que ocupa o segundo lugar no ranking de gastos com auxílio saúde no Brasil.
A tendinite é uma inflamação do tendão. Segundo o Fisioterapeuta Cadu Ramos (Fisioterapeuta clínico – CREFITO 137.030, Especialista em Fisioterapia e Traumatologia) “O tendão é um cordão fibroso cuja função é unir o músculo ao osso, porém, por questões traumáticas ou degenerativas esse tendão pode sofrer um estresse e uma sobrecarga quando os estão enfraquecidos músculos – o que acaba sendo transferida para o tendão e então acontecem as inflamações”.
Em tempos de quarentena, muitas pessoas tiveram que se adaptar à rotina de trabalhar de casa. O fato é que trabalhar em home office em tempos de isolamento social é desafiador. A tendência é passarmos longos períodos sentados, seja no trabalho com o notebook ou no lazer assistindo à televisão.
Sintomas da Tendinite:
- Desequilíbrio e fraqueza muscular;
- Dor;
- Formigamento (Parestesia);
- Fadiga;
- Perda de força e de controle;
- Inchaço;
- Calor na região;
- Crepitação (sensação do ranger) durante os movimentos; Pode levar à cervicalgia tensional (dor no pescoço e na cabeça).
Tratamento:
As tendinites são doenças normalmente temporárias com o tratamento adequado. Em fase inicial, gelo, repouso e ajustes do movimento aliviam o problema…. Mas consultar um médico especialista é o melhor procedimento para tratar o problema.
A melhor estratégia é focar na prevenção através de pequenas mudanças de hábito. Listamos algumas dicas para prevenir a tendinite em casa:
- Ajuste o seu ambiente de trabalho. É importante garantir conforto ao trabalhar.
- O punho e o antebraço devem estar apoiados sobre uma superfície.
- Nada de deixar os punhos livres sem apoio. Utilize um mousepad com apoio ergonômico de punho que ajuda a diminuir o atrito e a compressão entre os tendões e as estruturas que estão ao redor.
- Faça pausas de 5 minutos a cada 1hora e alongue a musculatura do punho.
- Pratique Ginastica Laboral. Os exercícios combinados de mobilidade, fortalecimento e alongamentos irão ajudar na prevenção.
PARA MAIS CONFORTO E SEGURANÇA BAIXE O NOSSO GUIA DE POSTURA NO LINK ABAIXO: