O ritmo acelerado de trabalho das Empresas e a necessidade cada vez maior de alcançar objetivos está refletindo na saúde do colaborador.
Por isso, as Empresas estão, cada vez mais, investindo em Programas de Promoção da Saúde e Melhora da Qualidade de Vida dos seus colaboradores. A Ginástica Laboral é uma prática que tem gerado resultados bastante satisfatórios.
A Ginástica Laboral é a atividade física destinada aos funcionários durante o expediente de trabalho. Com intervenções entre 10 e 15 minutos, é baseada em técnicas de alongamento, respiração, percepção corporal, reeducação postural e compensação dos músculos. Entre os diversos benefícios da Ginástica Laboral, destacam-se: melhora do sistema cardíaco, respiratório e esquelético; aumento da consciência corporal, prevenção de doenças ocupacionais; minimiza a fadiga, o esgotamento e a monotonia. Realizada no próprio ambiente de trabalho, tem como objetivo melhorar a condição física dos trabalhadores, e claro, a saúde e o bem-estar.
Dores e Desconfortos
Sentir dores nos ombros, próximo aos pulsos ou na coluna pode ser consequência de ficar longas horas em uma mesma posição. Trabalhar o dia todo sentado, em frente ao computador, ou ainda em pé, repetindo os mesmos movimentos, pode trazer uma série de problemas para a saúde. A ginástica laboral vem para minimizar esses problemas. Segundo o Conselho Federal de Educação Física, o objetivo dessa atividade é “proporcionar ao funcionário uma melhor utilização de sua capacidade funcional através de exercícios de alongamento, de prevenção de lesões ocupacionais e dinâmicas de interação”.
A ginástica laboral é responsável por influenciar os colaboradores a buscarem um estilo de vida mais saudável, promovendo mudanças de hábitos alimentares, práticas de atividade física para melhorar a saúde e condicionamento físico.