A Asma (também conhecida como “bronquite asmática”) é uma doença que acomete os pulmões, acompanhada de uma inflamação crônica dos brônquios (tubos que levam o ar para dentro dos pulmões).
Vocês sabiam que estudos indicam que os praticantes de atividade física regular têm quase três vezes mais probabilidade de controlar os seus sintomas da asma de forma adequada?
Uma série de pesquisas sobre asma e possíveis tratamentos para a doença vêm sendo desenvolvida desde 2007 pelo Prof. Dr. Celso Fernandes Ricardo de Carvalho, do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Os primeiros estudos sobre asma indicavam que pacientes que se exercitavam regularmente desde a infância tinham seus sintomas diminuídos significativamente. Para testar a hipótese, foram feitos testes em animais, que confirmaram a viabilidade de exercícios físicos como um tratamento para asma. “A princípio as pessoas não creditavam que era possível e hoje o mundo utiliza a prática de exercícios para tratar a melhora de pessoas com asma”, afirma o pesquisador.
Outro estudo científico publicado por uma equipa internacional de cientistas canadianos, revelam que os praticantes de atividade física regular têm quase três vezes mais probabilidade de controlar os seus sintomas da asma de forma adequada. O desporto favorece o controlo da doença asmática pelo condicionamento físico que provoca, nomeadamente muscular, encoraja a um estilo de vida ativo, pela prevenção da obesidade ou excesso de peso e pelo progressivo aumento da tolerância ao esforço.
Exercícios físicos recomendados
Qualquer atividade física pode ser realizada por um doente com asma, desde que sejam tomados os devidos cuidados. O ideal é começar com atividades leves ou moderadas e aumentar gradualmente a dificuldade e o tempo dos exercícios para ajudar a controlar a asma.
Os melhores exercícios físicos são os aeróbicos como a caminhada, andar de bicicleta ou natação. As crianças e adolescentes asmáticos podem fazer educação física na escola e também pode fazer corrida ou jogar futebol, mas com o devido acompanhamento.
Exercício físico em segurança
Antes de iniciar a prática de uma atividade fisica, eis os cuidados essenciais que deve seguir:
- Peça aconselhamento médico especializado.
- Informe o seu treinador, professor ou colegas sobre a sua situação clínica.
- Respire pelo nariz. Assim o ar aquecerá e ficará mais húmido.
- Evite treinar em ambientes frios e secos ou em contacto com elementos irritantes.
- Tenha sempre consigo a medicação de alívio indicada pelo médico.
- Não faça exercício após uma infeção respiratória ou se a doença alérgica não estiver controlada.
- Nas épocas de maior polinização (como a Primavera) é importante evitar o treino em espaços abertos, preferindo um ambiente que minimiza a exposição a agentes agressores (ginásios, por exemplo).
Lembre-se: toda a prescrição de um exercício físico dever ser orientada e monitorado pelo profissional de educação física. Se você é portador da doença, antes de iniciar um programa de exercícios físicos, procure
o seu médico para avaliar a sua capacidade.
Fonte:
-Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, EPE | Asma e exercício físico: sim ou não? – Hospital Prof. Doutor
Fernando Fonseca, EPE (min-saude.pt)
-Estudos comprovam que tratamento para asma envolve exercícios físicos regulares (usp.br)
-Quais os melhores exercícios físicos para asmáticos? – NotreDame Intermédica – NDI (gndi.com.br)