Doenças da coluna mais comuns e como prevenir

Segundo o ranking de auxílios-doença concedidos pelo INSS, a dor nas costas é a doença que mais afasta trabalhadores no Brasil por mais de 15 dias. Em 2016, 116.371 pessoas tiveram de se ausentar do emprego por, no mínimo, duas semanas em razão dessa enfermidade. O número representa 4,71% de todos os afastamentos.

O motivo, normalmente, são problemas relacionados à ergonomia — seja para trabalhos realizados em escritório (que envolve postura), seja para trabalhos no processo produtivo (carregando peso de forma inadequada, por exemplo).

Além da dor, os  problemas de coluna atrapalham muito as nossas atividades diárias e prejudicam a qualidade de vida. Ter uma vida saudável, praticar atividades físicas, manter o peso corporal dentro do limite saudável e manter a postura correta são a receita para evitar problemas de coluna.

Conheça algumas das principais doenças da coluna que podem causar problemas para sua saúde:

Hérnia de Disco

Hérnia de disco é a doença que mais afeta a população brasileira. Ela é resultado do desgaste dos discos invertebrais da coluna vertebral. Com o desgaste destes discos, eles podem se romper, o que faz com que o material do núcleo se projete para fora desse disco.

Existem muitos tipos de hérnia de disco e diversos tratamentos, sendo a maioria não invasiva. Cirurgias e tratamentos invasivos são usados apenas em casos mais extremo

Lombalgia

A famosa dor nas costas é chamada clinicamente de lombalgia. Manifesta-se na região lombar e pode ser originada de várias causas. De 65% a 90% da população manifesta lombalgia por algum período. Esta doença da coluna pode se agravar, causando até mesmo problemas de mobilidade.

 

 

 

[lead-form form-id=2 title=Assine nosso boletim e receba dicas para melhorar a qualidade de vida e performance da sua equipe]

 

Dorsalgia

Conhecida popularmente como “dor nas costas”, considera-se dorsalgia toda dor localizada na região torácica, que está entre duas outras regiões da coluna vertebral (cervical e lombar), compreendendo 12 vértebras entre as 32 existentes no corpo humano.

 

 

 

Cervicalgia

A cervicalgia está relacionada a uma dor localizada na região do pescoço e de intensidade variável. A coluna cervical é formada por sete vértebras, que são ligadas por meio de ligamentos e músculos, formando uma ponte entre o tronco e a cabeça. Ela também é responsável pela sustentação e pelos movimentos da cabeça em relação ao tronco. Mesmo com todos esses atributos, a coluna cervical é a parte mais frágil da coluna vertebral, por isso, qualquer esforço ou mau jeito pode causar complicações.

Cervicobraquialgia

Trata-se de uma dor na região cervical que se origina no pescoço e se propaga pela medula espinhal até chegar ao braço e aos dedos.

A cervicobraquialgia, além de ser essa dor já descrita, também se caracteriza por câimbras intensas, transtornos de sensibilidade, fraqueza muscular, enrijecimento ou sensação de frio ou de calor intenso, como se fosse uma queimadura.

Ainda assim, é possível que experimentemos dor de cabeça, dificuldade para mover o pescoço, para nos sentar, tontura, náuseas… Quase qualquer movimento vem acompanhado por intensas dores e incômodos.

 

Ciatalgia

A dor ciática ocorre devido uma irritação do nervo, que pode  ser causada por uma compressão, inflamação,  por um deslocamento do disco intervertebral, por uma hérnia de disco na coluna lombar ou por uma contratura do músculo piramidal.

Normalmente a ciatalgia é sentida na parte posterior de coxa e panturrilha, e pode se estender até aos quadris e aos pés. A dor geralmente é sentida como forma de pontada ou de queimação, e também pode causar formigamento, parestesias (baixa sensibilidade) e fraqueza nos músculos da perna afetada.

 

 

 

Prevenção de Doenças da coluna

A prevenção das dores na coluna  é fundamental e pode ser feita por meio de atividade física regular, o que garante o fortalecimento dos músculos do Core (transverso do abdome, multifidus, diafragma e assoalho pélvico). “A contração conjunta desses músculos promove a estabilização da coluna lombar e o controle adequado dos membros superiores e inferiores”.

A prática da ginastica laboral e a orientação postural/blitz postural  de um profissional capacitado são fundamentais para melhorar a qualidade de vida no trabalho.

 

[lead-form form-id=2 title=Assine nosso boletim e receba dicas para melhorar a qualidade de vida e performance da sua equipe]

 

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj