Você sabia que Exercícios físicos são essenciais para evitar comprometimento renal?
No dia 14 de março é celebrado o dia mundial dos rins, e com isso, estamos trazendo informações muito importantes para vocês.
Os rins são dois órgãos localizados em ambos os lados da coluna vertebral, atrás das últimas costelas, e medem aproximadamente 12 centímetros. Pesam cerca de 150 gramas cada.
São três as principais funções dos rins:
- eliminar as toxinas ou dejetos resultantes do metabolismo corporal: uréia, creatinina, ácido úrico, etc;
- manter um constante equilíbrio hídrico do organismo, eliminando o excesso de água, sais e eletrólitos, evitando, assim, o aparecimento de edemas (inchaços) e aumento da pressão arterial;
- atuar como órgãos produtores de hormônios: eritropoetina, que participa na formação de glóbulos vermelhos; a vitamina D, que ajuda a absorver o cálcio para fortalecer os ossos; e a renina, que intervém na regulação de pressão arterial.
A doença renal pode ser silenciosa, mas há casos em que o indivíduo sente alguns sintomas. Os sinais e sintomas mais conhecidos são: hipertensão arterial, urina com sangue, urina com espuma (presença de proteínas na urina), edemas, eliminação de urina muito clara (como água), anemia (palidez, cansaço, dor no peito e sonolência).
Segundo a médica nefrologista Angela Santos; a prática de exercícios físicos tem papel fundamental na prevenção da doença renal crônica (DRC). Eles regulam a pressão arterial e os níveis de glicose, através da perda de peso; dois fatores associados ao bom funcionamento dos rins, órgãos responsáveis por essa filtragem”, explica a médica. A probabilidade de desenvolver a DRC, revelam estudos, é 10% menor para quem pratica atividade física em relação a uma pessoa sedentária.
Além dos riscos causados pela diabetes e hipertensão, a obesidade é outra consequência do sedentarismo capaz de comprometer a saúde renal. “Quando uma pessoa está com excesso de gordura, o corpo todo funciona com mais dificuldade. No caso dos rins, esse aumento da massa corporal já é fator de risco, porque eles precisam trabalhar muito mais para filtrar o sangue, podendo sobrecarregá-los. A formação de placas de gordura atrapalha o fluxo de sangue nas artérias renais e, com elas comprometidas, ocorre essa sobrecarga”, reforça Angela Santos.
Com algumas medidas simples é possível cuidar bem dos rins
Veja como:
- Diminua o consumo de sal nos alimentos. O máximo permitido é de cinco a seis gramas por dia.
- Beba bastante água, mantenha uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos com regularidade.
- Não fume e mantenha um peso adequado.
- Meça a sua pressão arterial.
- Cuidado na hora de utilizar algum medicamento. Remédios só com a indicação do médico.