O câncer de próstata pode ocorrer por vários motivos, no entanto, estudos apontam os grupos de risco mais propensos a desenvolver a doença. Um deles é o de pessoas sedentárias e com excesso de peso. Este grupo pode desenvolver não apenas o câncer de próstata, mas muitos outros tipos de cânceres e doenças.
O exercício frequente e regular traz um grande benefício: reduz a produção de radicais livres. A saber, os radicais livres podem comprometer o funcionamento do RNA, do DNA, bem como danificar os lipídios e as proteínas do organismo.
Além disso, exercitar-se diariamente contribui para a queima de gordura e controle da saúde em geral. Se alinhado com uma boa saúde nutricional, há maior chance de estabilização do colesterol em níveis saudáveis e fortalecimento do sistema imunológico. Isso contribui para a diminuição de fatores de risco do Câncer de Próstata, tais como má-alimentação e, principalmente, obesidade.
Mas, se isso não é o suficiente para convencer acerca da importância da atividade física, vamos além. De acordo com a Pub Med, cerca de 20% dos casos de câncer, inclusive câncer de próstata, estão associados à obesidade.
Para se manter saudável a vida toda é muito importe adotar um estilo saudável onde o exercício físico seja parte da rotina. Só assim, as chances de adquirir um câncer podem ser reduzidas, caso a pessoa não tenha histórico de família, claro.
Sempre falamos aqui que para ser considerado saudável e ativo fisicamente a Orgaização Mundial da Saúde (OMS) recomenda pelo menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana para todos os adultos, incluindo quem vive com doenças crônicas ou incapacidade, e uma média de 60 minutos por dia para crianças e adolescentes.
Estatísticas da OMS mostram que um em cada quatro adultos e quatro em cada cinco adolescentes não praticam atividade física suficiente.
Globalmente, estima-se que isso custe US$ 54 bilhões em assistência médica direta e outros US$ 14 bilhões em perda de produtividade.
Estudos apontam que tanto os exercícios aeróbicos e musculação, quanto os combinados (aeróbico + força) são benéficos à saúde.
Motivos para manter hábitos saudáveis e praticar exercícios não faltam. Comece logo, aumente a frequência e perceba como sua saúde vai agradecer. Mas ante, não se esquerça de procurar o seu médico para avaliar as verdadeiras condições físicas e de saúde para iniciar um programa de exercícios físicos.
Lembre-se: o profissional de educação irá te ajudar neste processo , elaborando um treino específico para as suas condições.
Um abraço a todos !
Fonte:
Atividade física previne o Câncer de Próstata? Entenda fatores preventivos da doença.
A importância do exercício físico na prevenção do câncer de próstata
Organização Mundial da Saúde (OMS).