Vocês se sentem cansados com muita frequência? Falta de disposição e motivação para o trabalho? Nosso tema da semana é sobre Síndrome da Fadiga Crônica (SFC).
O que é a Síndrome da Fadiga Crônica?
Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, Síndrome da Fadiga Crônica (SFC) é uma condição de diagnóstico clínico cujo principal sintoma é a presença de fadiga (cansaço) intensa.
Fatores estressantes orgânicos (infecções) ou psicológicos podem desencadear o início dos sintomas. O tratamento deve ser direcionado para um melhor controle dos sintomas e muitos pacientes podem se recuperar da SFC com o passar do tempo.
Quais os principais sintomas da SFC?
O principal sintoma é a fadiga. Outros sintomas importantes são: dificuldade com a memória ou concentração, dor de garganta, presença de gânglios (íngua) dolorosos no pescoço ou nas axilas, dores musculares e nas juntas, dor de cabeça e sono não reparador. O termo síndrome refere-se a um conjunto de sinais ou sintomas, logo inúmeros outros podem estar presentes, como: dor abdominal, dor no peito, tosse crônica, diarréia, tonturas, boca seca, náuseas, irritabilidade, depressão, transtornos de ansiedade, formigamento, olho seco, além da perda ou ganho de peso.
Tratamento
Não existe cura para a síndrome da fadiga crônica. De todos os tratamentos já tentados, os que realmente fornecem melhora clínica são a psicoterapia e exercícios físicos regulares.
Os exercícios físicos devem ser iniciados com cargas muito, mas muito leves, com lento e progressivo aumento conforme o paciente tolere. A longo prazo, a prática de exercícios melhora muito a qualidade de vida
Fonte:
– https://www.reumatologia.org.br/orientacoes-ao-paciente/sindrome-da-fadiga-cronica
– https://www.mdsaude.com/reumatologia/sindrome-da-fadiga-cronica/
– Dr. Pedro Pinheiro Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)