Fadiga Visual no Trabalho

Vocês sabiam que excessiva sobrecarga visual pode disparar diversas queixas, que normalmente são atribuídas à fadiga visual? Sensações doloridas de irritações (ardências), visão dupla, dores de cabeça e lacrimação podem ser sintomas de algumas queixas que podem prejudicar a sua produtividade no trabalho.

Passar horas em frente ao computador, assistindo à TV, jogando videogame ou mexendo no smartphone ou tablete são atitudes comuns hoje em dia. Com o avanço da tecnologia, especialmente na informática, os hábitos mudaram. Se por um lado os benefícios deste avanço são enormes, por outro os riscos à saúde visual devido ao uso excessivo destas tecnologias também são.

De acordo com especialistas, entre 70% e 90% da população mundial sente desconfortos visuais após passar horas em frente à tela. Apesar de não ser classificada como patologia pela Medicina, a fadiga ocular já é considerada um problema de saúde, fruto da vida moderna, que atinge cerca de 60% das pessoas com menos de 45 anos no mundo, tanto os usuários de óculos quanto os não usuários.

Principais sintomas de fadiga ocular:

– Ardência – Visão dupla – Dores de cabeça – Lacrimação – Vermelhidão – Diminuição da sensibilidade aos contrastes das letras e da velocidade de percepção. 

Consequências no Trabalho:

– Diminuição da produção 
– Qualidade do trabalho prejudicada
– Aumento das falhas de digitação e interpretação

Dicas para evitar a fadiga ocular:

– Reduza o brilho das telas e luzes ao seu redor: Se seus olhos se cansam facilmente, você pode ajustar a iluminação ao seu redor para reduzir o brilho que vem da tela do computador. 

– Ajuste sua postura e mude a altura das telas: Ajustar a altura do monitor também pode fazer a diferença quando se trata de fadiga ocular. Portanto, mantenha o monitor elevado até o nível da cabeça, mas ligeiramente abaixo do nível dos olhos. Além disso, o mantenha a cerca de 40 a 70 centímetros de distância do rosto, pois isso diminui a probabilidade de seus olhos se sentirem tensos ou fatigados.

– Dê um tempo das telas: Não é recomendado sentar na frente de uma tela por longos períodos de tempo, especialmente quando seus olhos estão cansados. Por isso, é indicado seguir a regra dos 20. Para cada 20 minutos de trabalho na tela, olhe para longe, para algo a cerca de 6 metros de distância (ou 20 pés) por cerca de 20 segundos. Isso reduzirá a fadiga ocular, dando aos músculos tempo para se recuperarem enquanto você faz uma pausa na tela.

Fonte:

 Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) 

https://viaoftalmocenter.com.br

Manual de Ergonomia – Etienne Grandjean

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj