Dia 7 de abril foi celebrado o dia mundial da saúde; e nada melhor do que trazermos informações e dicas relacionadas à saúde do trabalhador, não é mesmo?
Vocês sabiam que a hérnia de disco foi a principal causa de afastamento do trabalho no Brasil em 2023? Dados do Ministério da Previdência Social (MPS) apontam que 51,4 mil trabalhadores tiveram a incapacidade temporária declarada em decorrência do problema.
O que é Hérnia de disco?
A coluna vertebral é composta por vértebras, em cujo interior existe um canal por onde passa a medula espinhal ou nervosa. Entre as vértebras estão os discos intervertebrais, estruturas em forma de anel, constituídas por tecido cartilaginoso e elástico cuja função é evitar o atrito entre uma vértebra e outra e amortecer o impacto.
Os discos intervertebrais desgastam-se com o tempo e o uso repetitivo e má postura, facilita a formação de hérnias de disco, ou seja, parte deles sai da posição normal e comprime as raízes nervosas que emergem da coluna. O problema é mais frequente nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga.
Sintomas:
A hérnia de disco pode não ter sintomas ou, então, provocar dor de intensidade leve, moderada ou tão forte que chega a ser incapacitante. Os sintomas são diversos e estão associados à área em que foi comprimida a raiz nervosa. Os mais comuns são: formigamento com ou sem dor; dor na coluna; na coluna e na perna (e/ou coxa); apenas na perna ou na coxa; na coluna e no braço; apenas no braço.
Vamos prevenir?
Desenvolver hábitos saudáveis de vida, tais como: prática regular de atividade física, realização de exercícios de alongamento e de exercícios para fortalecer a musculatura abdominal e paravertebral, e postura corporal correta são medidas importantes para prevenir as doenças da coluna.
Participe dos programas de ginastica laboral nas empresas, os nossos programas são elaborados para promover mais saúde e prevenir as doenças causadas pela má postura, movimentos repetitivos e posturas estáticas.
Ser saudável não é tendência. Ser saudável é Estilo de Vida!
Faça boas escolhas, elas irão determinar o teu futuro!
IMPORTANTE:
Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
Fonte:
- Dr. Dráuzio Varella
- Ministério da Saude
- www.saude.df.gov.br