Vocês sabiam que a hidratação durante as atividades de labor é muito importante para manter a alta produtividade e a concentração? As articulações e os discos cartilaginosos são compostos de 80% de água. Ao manter a hidratação adequada, as articulações suportam melhor os movimentos repetitivos e/ou alta cargas.
Dia 22 de março é o dia mundial da água. Um líquido muito precioso para a nossa saúde. Por isso, hoje vamos abordar a importância da hidratação corporal para a nossa saúde.
A desidratação é uma condição complexa que se caracteriza pela redução da água corporal. Ela pode acontecer quando há redução da ingestão adequada, quando há perda de água, ou associação dos dois fatores. O corpo humano apresenta mecanismos precisos de defesa para manter a água corporal e a falta do consumo adequado de água pura gera alguns transtornos.
A hidratação durante as atividades de labor é muito importante para manter a alta produtividade e concentração. As articulações e os discos cartilaginosos são compostos de 80% de água. Ao manter a hidratação adequada, as articulações suportam melhor os movimentos repetitivos e/ou alta cargas.
De acordo com o médico Carlos Augusto Bornancin, “tomar água pode aumentar a produtividade. Isso ocorre porque quando estamos com sede, o corpo direciona o reservatório de água para as partes vitais do organismo, deixando as cognitivas de lado”.
Em uma pesquisa publicada no Journal of Cerebral Blood Flow & Metabolism, os pesquisadores do Instituto de Pesquisa do Cérebro e da Mente, da Faculdade de Medicina Weill Cornell, concluíram que uma desidratação leve, ou seja, perda de água equivalente a menos de 5 % do peso corporal, pode impedir o aumento do fluxo sanguíneo induzido pela atividade cerebral. Então, os vasos sanguíneos no cérebro são rompidos, o que reduz o desempenho cognitivo em áreas como memória de curto prazo, atenção e tempo de reação.
É preciso observar o ambiente em que se trabalha. Em locais úmidos, sentimos mais o calor do que em locais secos e equipados com ar condicionado porque a liberação de calor do corpo é feita de forma mais lenta. Quanto mais quente e úmido o ambiente, maior é a perda de líquidos.
A desidratação leve pode ocasionar sede, dores de cabeça, fraqueza, redução do desempenho cognitivo, tonteiras, sensação de fadiga e sonolência. A desidratação moderada inclui boca seca, dores nas articulações, tecidos cartilaginosos, diminuição de massa muscular, diminuição da diurese, moleza, batimentos cardíacos acelerados e falta de elasticidade da pele. A desidratação grave geralmente inclui sede intensa, ausência de urina, respiração rápida, alteração do estado mental, pele fria e úmida.
A ingestão de água é um hábito saudável para se adicionar a rotina. Os atletas de altíssimo rendimento devem ingerir de 8 a 10 litros de água por dia, já pessoas sedentárias, segundo recomendação da OMS, devem ingerir, em média de 2,5 a 3 litros de água por dia.
Deixem uma garrafinha de agua próximo a mesa de trabalho de vocês. Assim, ficará mais fácil lembrar deste cuidado importante para a saúde.
Fonte:
– http://hospitalsaomatheus.com.br/blog/hidratacao-conheca-os-sinais-de-que-voce-bebe-pouca-agua/