As pessoas por permanecerem muito tempo sentadas e inativas fisicamente, provavelmente já sentiram uma dor localizada na região do glúteo. Horas sentadas no sofá, com uma postura inadequada ou até mesmo sentadas em uma cadeira imprópria, não muito ergonômica e com uma jornada longa de trabalho, pode comprometer o músculo piriforme.
Vocês sabem o que significa a síndrome do piriforme?
O músculo piriforme trata-se de um músculo pequeno e profundo, que tem origem ao longo da superfície anterior do sacro, seguindo posterolateralmente pelo sulco isquiático, terminando no trocanter maior do fêmur.
Possui função primária de rotação externa do quadril e abdução. Na maior parte dos indivíduos, o nervo ciático passa por baixo desse músculo.
A Síndrome do piriforme é uma doença neuromuscular caracterizada pela compressão do nervo ciático causado por uma contratura ou inflamação do músculo piriforme, causando dor, formigamento e dormência nas nádegas e ao longo do trajeto do nervo ciático pela perna.
Como prevenir
Para prevenir é preciso fortalecer a musculatura que protege as estruturas da coluna, da pelve e do quadril, que estão intimamente relacionados ao piriforme. Além disso, manter o corpo alongado evita tensões desnecessárias, melhorando o descanso muscular.