Vamos falar de Ergonomia?
A propagação da COVID-19, exigiu que diversos profissionais modificassem sua rotina de trabalho e adotassem o regime de home office de forma rápida e compulsória. Porém, é necessário manter a integridade física ou mental do trabalhador, evitando qualquer tipo de dor, desconforto ou até mesmo o surgimento de uma doença ocupacional. Para isso é importante identificar os riscos ergonômicos no trabalho home office.
A ergonomia ou engenharia humana é uma ciência que estuda as relações entre o homem e seu ambiente de trabalho e definida pela Organização Internacional do Trabalho – OIT como “A aplicação das ciências biológicas humanas em conjunto com os recursos e técnicas da engenharia para alcançar o ajustamento mútuo, ideal entre o homem e o seu trabalho, e cujos resultados se medem em termos de eficiência humana e bem-estar no trabalho”.
A propagação da COVID-19, exigiu que diversos profissionais modificassem sua rotina de trabalho e adotassem o regime de home office de forma rápida e compulsória. Porém, é necessário manter a integridade física ou mental do trabalhador, evitando qualquer tipo de dor, desconforto ou até mesmo o surgimento de uma doença ocupacional.
É muito importante para a preservação da saúde, o trabalhador identificar os riscos ergonômicos que ele poderá sofrer. Os riscos ergonômicos podem gerar distúrbios psicológicos e fisiológicos e provocar sérios danos à saúde do trabalhador porque produzem alterações no organismo e estado emocional, comprometendo sua produtividade, saúde e segurança, tais como: LER/DORT, cansaço físico, dores musculares, hipertensão arterial, alteração do sono, diabetes, doenças nervosas, taquicardia, doenças do aparelho digestivo (gastrite e úlcera), tensão, ansiedade, problemas de coluna e outros.
Selecionamos alguns riscos ergonômicos para vocês identificarem no posto de trabalho em home-office:Mobiliário e Equipamentos inadequados: postos de trabalho improvisados; mobiliário que não permite regulagens e ajustes; cadeira com assento inadequado, encosto inadequado ou ausente; falta de espaço para movimentação das pernas e braços; dificuldade de alcançar objetos, documentos e outros materiais; mesa com falta de espaço físico para depositar materiais de trabalho; mobiliário e equipamentos incompatíveis com a altura e aspectos físicos do colaborador.
- Biomecânica: trabalho em posturas incômodaspor longos períodos; postura sentada por longos períodos; necessidade de realizar movimentos repetitivos de forma frequente;
- Ambiente: desconforto acústico; desconforto térmico; iluminação inadequada; existência de reflexos no monitor;
- Organização: excesso de situações de estresse; sobrecarga de trabalho mental; excesso de demandas emocionais ou afetivas no trabalho; falta de equilíbrio entre tempo de trabalho e tempo de repouso; ausência de planejamento de prioridades e metas; má gestão do tempo.
- Psicossociais e Cognitivos: Excesso de situações de estresse; sobrecarga de trabalho mental; exigência de alto nível de concentração, atenção e memória; frequentes interrupções; condições de difícil comunicação; excesso de demandas emocionais ou afetivas no trabalho; ordens divergentes ou vagas; metas inexistentes ou incompatíveis; múltiplas tarefas de alta demanda cognitiva.
Para evitar que estes riscos comprometam as atividades e a saúde do trabalhador, é necessário um ajuste entre as condições de trabalho e o homem sob os aspectos de praticidade, conforto físico e psíquico por meio de: melhoria no processo de trabalho, melhores condições no local de trabalho, modernização de máquinas e equipamentos, melhoria no relacionamento entre as pessoas, alteração no ritmo de trabalho, ferramentas adequadas e postura adequada.
Fonte:
- Cid Batista
de Campos – Engenheiro de Segurança do Trabalho e
Especialista em Ergonomia; - Organização Internacional do Trabalho – OIT;
- Manual de Fatores Humanos e Métodos Ergonômicos