A Campanha Janeiro Branco aborda os cuidados com a saúde mental, conscientizando sobre a importância de prevenir o adoecimento emocional.
É muito importante de olharmos para nós e para o outro (e seu sofrimento) com empatia, respeito, carinho e verdadeiro desejo de ajudar e de fazer diferença.
Saúde mental é um conceito amplo que envolve diversos agentes e relações de uma pessoa com as exigências da vida e com suas próprias demandas.
Pensar sobre o tema da saúde mental gera conscientização, combate tabus, muda paradigmas, orienta os indivíduos e inspira autoridades a respeito de importantes questões relacionadas às vidas de todo mundo.
Segundo a nossa Psicóloga Caroline Nunes, “o sofrimento costuma repercutir no corpo sinais e sintomas de conflitos internos; o corpo se tornará uma válvula de escape para dar conta de nossas necessidades emocionais, geradas em decorrência de situações estressoras (sintomas psicossomáticos)”
Pratique o Auto-Cuidado
Entre o ideal, existe o que é possível de ser feito e gerenciado psiquicamente. Elenque o que você consegue fazer no momento, respeite os seus limites; priorize satisfazer suas necessidades básicas dentro e fora do trabalho; foque no que você pode controlar.
Dicas:
- Busque por autoconhecimento;
- Priorize cuidar de você;
- Busque por apoios emocionais especializados, por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), bem como outros tipos de apoio (médico e psicológico);
- Aproveite para se dar pequenos prazeres;
- Entenda o que de fato é ser produtivo (ser produtivo é também encontrar um espaço em sua rotina para desacelerar e cuidar da sua saúde mental e física, bem como aproveitar o tempo ócio para relaxar e organizar os próprios pensamentos);
- Pratique atividades de lazer.
Lembre-se: Expressar os seus sentimentos não é sinônimo de FRAQUEZA. Mas sim, um ato de CORAGEM em querer enfrentar o seu sofrimento!
Fonte: Psicóloga Caroline Maria Nunes – CRP 07/28381
Mestra em Psicologia Social e Institucional – UFRGS
Parceira da Corpo em Ação Saúde Corporativa