Novembro Azul trata da prevenção e conscientização sobre o câncer de próstata — o tipo que mais ocorre em homens em todo Brasil — e a necessidade de diagnóstico precoce.
Vamos falar sobre isso?
O câncer de próstata é o tipo de câncer mais frequente em homens no Brasil, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto.
O que é a próstata?
É uma glândula presente nos homens, localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra (canal por onde passa a urina). A próstata não é responsável pela ereção nem pelo orgasmo. Sua função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides.
O que é o câncer de próstata?
As células são as menores partes do corpo humano. Durante toda a vida, as células se multiplicam, substituindo as mais antigas por novas. Mas, em alguns casos, pode acontecer um crescimento descontrolado de células, formando tumores que podem ser benignos ou câncer.
O câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte.
Quais fatores podem aumentar o risco de ter câncer de próstata?
Idade
O risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos. História de câncer na família Homens cujo pai ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos.
História de câncer na família
Homens cujo pai ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos. Sobrepeso e obesidade Estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal elevado.
Sobrepeso e obesidade
Estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal elevado.
Quais são os sinais e sintomas?
Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são:
dificuldade de urinar; demora em começar e terminar de urinar; sangue na urina; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se a realização de exames para investigar o câncer de próstata.
Fonte:
Instituto Nacional do Cancer – INCA