Prevenindo o Stress

O estresse no trabalho é algo que incomoda não só a nós mesmos, mas a todos os nossos colegas, não é mesmo? 

 Além da irritação e instabilidade emocional, você se torna menos produtivo, insatisfeito e até mesmo frustrado.

Mas será que existe uma maneira de combater esse estresse? 

O stress é uma reação natural do organismo que ocorre quando vivenciamos situações de perigo ou ameaça. Esse mecanismo nos coloca em estado de alerta ou alarme, provocando alterações físicas e emocionais.

O stress mental 

O emocional é um dos maiores problemas mentais, nosso organismo remaneja fontes de energia, precipitando uma agressão iminente. Esse mecanismo seria vantajoso se realmente houvesse o perigo iminente. Alguns sintomas que podemos perceber são:

  • Cansaço,
  • Perda de memoria,
  • Falta de concentração,
  • Desanimo,
  • Ansiedade,
  • Preocupação excessiva,
  • Alteração de humor,
  • Irritabilidade,
  • Sentimento de estar sobrecarregado

O estresse físico 

O estresse físico está ligado ao aumento de cortisol na corrente sanguínea que afeta a mente e corpo. Alguns sintomas:

  • Sensação de cansaço,
  • Dores musculares,
  • Dor na barriga,
  • Dor no peito,
  • Alteração no apetite,
  • Queda de cabelo,
  • Etc.

Tratamento

Cada pessoa possui um mecanismo próprio para lidar com o estresse. Então, não existe um padrão que serve para todas as pessoas, a batalha contra o estresse no atual momento poderia ser considerada um grande desafio para muitos, focar em pontos estressores e mudar a forma de enfrentá-los pode ser um dos caminhos.

Algumas mudanças nos hábitos podem fazer toda a diferença:

Pratique exercícios físicos

O primeiro passo para desestressar é sair do sedentarismo. Isso porque a prática de exercícios físicos ajuda a reduzir a quantidade de cortisol liberada em situações estressantes, além de estimular a produção de endorfina na corrente sanguínea — hormônio do bem-estar.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os adultos devem fazer entre 150 e 300 minutos de atividade física moderada ou entre 75 e 150 minutos de atividade física intensa por semana.

Medite

A meditação faz uma espécie de higiene mental, o que possibilita que a pessoa foque em si mesma e fique menos agitada. Entre os tipos de meditação mais indicados está a mindfulness, que estimula a consciência sobre os pensamentos, sentimentos e sensações.

Para meditar, é muito fácil: é só escolher um lugar calmo em que você não seja interrompido e se sentar de forma confortável, fechar os olhos e respirar profundamente. Eleve a sua atenção para as sensações do corpo e movimentos de respiração entre cinco e dez minutos por dia.

Alimente-se corretamente

A adoção de uma dieta equilibrada melhora a resposta do seu organismo ao estresse. Os alimentos com Ômega 3, como sementes de chia, salmão e truta, beneficiam o funcionamento do sistema nervoso, combatendo o esgotamento mental. Nozes, amendoim e banana também promovem o bem-estar.

No seu dia a dia, opte por alimentos saudáveis, como frutas, verduras, legumes e proteínas. Procure fazer suas refeições nos horários certos para evitar a irritabilidade provocada pela fome.

Comemore as pequenas conquistas

Quebrar o ciclo de preocupações e pensamentos negativos é essencial para controlar o estresse. Para tanto, comece a valorizar mais as coisas positivas que acontecem em sua vida, o que inclui comemorar as pequenas conquistas. Esses movimentos de felicidade são importantes para renovar suas energias.

5. Procure ajuda de profissional especializado

Se você atingiu um nível muito alto de estresse e não consegue administrá-lo sozinho, procure ajuda especializada, como a de um médico psiquiatra ou um psicólogo. Eles podem recomendar a medicação e a terapia ideais para as suas necessidades.

https://vidasaudavel.einstein.br/como-diminuir-o-estresse/

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj