Reflexões sobre o dia da Mulher

O Dia Internacional da Mulher, oficializado em 1975, ano que a ONU intitulou de Ano Internacional da Mulher para lembrar suas conquistas políticas e sociais, rememora as manifestações, greves e lutas de movimentos femininos inicialmente reivindicando melhores condições de trabalho, direitos sociais e políticos, lutando por igualdade social. 

A mobilização política das mulheres começou a ganhar força ao longo do século 20 e a construção da data comemorativa aconteceu após uma série de acontecimentos. Hoje, a data 8 de março, serve para lembrar a luta que ainda existe contra a desigualdade de gêneros e a violência. 

Muitas conquistas já foram alcançadas: na política, nos cargos de chefias, no empreendedorismo e outras. 

Porém, ainda há muito a se conquistar. Muitas mulheres enfrentam   obstáculos, são as maiores vítimas de violência doméstica e sexual.

O preconceito de gênero é um tema que precisa ser discutido. O dia 8 de março é uma oportunidade para reflexão e discussão. Práticas de ações para reparação do desequilíbrio social é fundamental para construirmos uma sociedade melhor e justa para todos, onde haja respeito e empatia em todos os segmentos sociais. 

Dicas de ações para realizar na sua Empresa:

  1. Palestras e Debates: temas relevantes, capazes de engajar as participantes. Exemplo: Empreendedorismo feminino; Presença das mulheres na área de TI; Liderança feminina.
  1. Cuidados com a saúde: E no Dia Internacional da Mulher existe uma boa oportunidade para as empresas tratarem deste assunto. Porque elas também precisam ser incentivadas a manter a saúde em dia. Por mais que o Outubro Rosa esteja associado à saúde feminina, as ações não podem ficar restritas a esse mês.
  2. Rodas de conversas para homens e mulheres:  o Dia Internacional da Mulher, os homens também podem participar. Desse modo, o ideal é pensar em atividades para mostrar a eles como elas possuem um papel fundamental na sociedade. Uma ideia divertida para engajar o grupo são as dinâmicas interativas.

Fonte: 

https://www.oab-ro.org.br/ Por Márcia Dantas Tupan Vice-presidente da CMA/RO triênio 2022/2024 

– Ahgora.com

Morgana Canarelli - Ginástica Laboral

Institucional

Soluções

Onde Estamos

Travessa Pedro Modesto Rampi 18 Sala 506 – Bairro Azenha Porto Alegre – RS

Desenvolvido por WebProj