Globalmente, mais de 300 milhões de pessoas sofrem com a depressão, principal causa de incapacidade. Mais de 260 milhões vivem com transtornos de ansiedade. Muitas dessas pessoas vivem com ambos os transtornos.
Riscos psicossociais
As causas mais comuns de estresse no trabalho são riscos psicossociais relacionados à organização do trabalho, projetos de trabalho, trabalho e suas condições, bem como as condições externas que podem influenciar o desempenho do trabalhador, satisfação na ocupação e saúde.
“A carga de estresse no trabalho e os transtornos mentais dentro desse ambiente sinalizam para a necessidade urgente que criar e promover locais de trabalho saudáveis em que a saúde física, segurança e bem estar são protegidos, não prejudicados”, alegou Kira Fortune, chefe do programa Desenvolvimento Sustentável e Igualdade na Saúde, da OPAS/OMS.
Criando um ambiente de trabalho saudável
É muito importante criar um ambiente de trabalho saudável.Segundo a OMS, as empresas podem adotar intervenções como parte de uma estratégia integrada de saúde e bem-estar que inclua prevenção, identificação precoce, apoio e reabilitação.
Dicas para promover saúde mental no trabalho
Saiba que o autoconhecimento é a chave
Quanto mais o profissional souber olhar para si mesmo e reconhecer suas próprias limitações, dificuldades, habilidades e pontos positivos, mais ele terá uma real dimensão daquilo que o motiva e das coisas que impedem seu desenvolvimento..
Canalize sua energia em ações positivas
Não gaste tempo e energia com fofocas, reclamações e pensamentos negativos. Enquanto você coloca sua atenção em situações desagradáveis e que não levam a lugar algum, acaba deixando de realizar tarefas importantes e coloca seu desenvolvimento em segundo plano.
Seja resiliente
A resiliência é capaz de transformar situações difíceis em desafios estimulantes. Profissionais que possuem essa característica conseguem manter o controle emocional diante dos problemas e sabem lidar com a pressão sem sofrer. Para manter a saúde mental em dia, é fundamental ter uma atitude positiva e não sofrer por antecipação.
Invista em uma comunicação sem ruídos
Comunicar-se de maneira fluida e assertiva é um dos pilares para uma carreira de sucesso e evita desgastes desnecessários. Isso porque as falhas na comunicação provocam perda de tempo e energia, refletindo de maneira negativa na produtividade e nas relações interpessoais.
Seja um profissional positivo
Ser uma pessoa positiva no ambiente de trabalho abre portas, melhora o ambiente e ajuda na construção de boas relações com as pessoas com quem você convive diariamente. Ser cortês, estar disposto a ajudar, trabalhar em equipe e saber influenciar os colegas de forma positiva são atitudes essenciais para garantir uma boa saúde mental no trabalho.
Desenvolva sua Inteligência Emocional
Para atingir uma boa saúde mental no trabalho e na vida pessoal, é fundamental ter consciência sobre suas emoções e como elas impactam em sua rotina e nos relacionamentos. Assim, é possível evitar que padrões de comportamento e crenças limitantes interfiram negativamente na sua produtividade e, como consequência, no seu desenvolvimento profissional.