Vocês já ouviram falar na Síndrome do Pensamento Acelerado?
A Síndrome do Pensamento Acelerado é uma alteração, identificada pelo Psiquiatra Augusto Cury, onde a mente fica repleta de pensamentos, estando completamente cheia durante todo o tempo em que a pessoa está acordada, o que dificulta a concentração, aumenta a ansiedade e desgasta a saúde física e mental.
Saibam como identificar, tratar e prevenir este mal que afeta 80% de adultos, crianças e adolescentes, segundo o Psiquiatra.
Você já se pegou pensando que as 24 horas do dia não são suficientes para atender todas as demandas da sua rotina? Pois bem, é melhor tomar alguns cuidados, pois a hiper-construção de pensamentos pode estressar e desgastar o cérebro e você pode ter dificuldades de gerenciar as informações.
Apesar de não ser considerada uma doença, a síndrome do pensamento acelerado (SPA) é associada a um quadro de transtorno de ansiedade e extremamente prejudicial para a mente e para o corpo, pois dificulta o desenvolvimento de capacidades que são essenciais para o ser humano e ocasiona perda de energia que podem dificultar ainda mais ou até impedir a criatividade, reflexão e [causar] falta de memória, explica a psicóloga Naiara Mariotto.
Uma das principais causas desse distúrbio é o excesso de informação a que somos submetidos ao longo do dia. O que acaba desencadeando um esgotamento mental e, para dar conta de absorver todos os novos impulsos, o cérebro decide por ‘roubar’ a energia de outros músculos – o que explica o desgaste físico. Tal situação pode nos influenciar até nos objetivos pessoais.
Sintomas:
- Dificuldade de atenção e concentração;
- Dificuldade para relaxar e desacelerar os pensamentos;
- Falta de memória;
- Mudança de humor repentina;
- Irritabilidade;
- Cansaço mental que acaba se transformando em físico;
- Sofrimento por antecipação;
- Má qualidade do sono;
- Inquietação;
- Intolerância ao ser contrariado.
Devido a estes sintomas, os efeitos da síndrome podem ser sentidos no corpo inteiro como a dor de cabeça, dores musculares, dor estomacal, gastrite, e muitas vezes até a queda de cabelo.
Tratamento:
No caso desse transtorno, o paciente deve passar por acompanhamento com psicólogo e psiquiatra. O psicólogo ajuda no entendimento dos pensamentos, dos sentimentos e dos comportamentos, possibilitando, assim, reflexões que resultarão em um controle emocional e uma mente mais organizada.
O psiquiatra, por sua vez, poderá prescrever medicações que serão usados para diminuir a ansiedade e a tensão.
Dicas para evitar a Síndrome do Pensamento Acelerado:
- Evite o excesso: às vezes, acumular tarefas não é bom profissionalmente, pois pode prejudicar a saúde mental. Por isso, procure sempre fazer pausas diante de sua jornada de trabalho e, principalmente, alivie a sua mente realizando exercícios respiratórios e alongamentos para relaxar.
- Pratique Atividade Física: Manter o corpo em movimento faz o cérebro relaxar e evita o excesso de pensamentos. Quando nos exercitamos, o nosso cérebro libera hormônios que provocam bem-estar e prazer, como a endorfina, a serotonina, a dopamina e a ocitocina, dependendo da intensidade da atividade.
- Mantenha a calma: a melhorar dica é relaxar. Uma boa dica é aprender a meditar. Escutar música, ler livros de temas que interessam ajudam a controlar a ansiedade.
- Redes Sociais: separar até 3 momentos do dia para entrar nas redes sociais, e não estar sempre online, nem entrar nas redes sociais a cada 5 minutos para evitar o excesso de informações e de estímulos na mente durante o dia;
Essa síndrome tem se tornado cada vez mais comum porque a quantidade de estímulos e informações disponível nos jornais, revistas, televisão, redes sociais e nos smartphones são muito grandes, e bombardeiam o cérebro de informações a todo instante. O resultado disso é que além de ter uma grande quantidade de informações na mente, o pensamento tem se tornado cada vez mais acelerado, sendo mais difícil gerir as emoções associadas a cada situação.
Viva a sua vida com responsabilidade, mas aprenda a controlar seus pensamentos e suas emoções.
Fontes:
– Gestão da Emoção. Técnicas de coashing emocional para gerenciar a ansiedade.
– Mentes ansiosas. O medo e a ansiedade nossos de cada dia.
– Ansiedade: como enfrentar o mal do século.
– https://saude.ig.com.br/minhasaude/2018-04-20/sindrome-do-pensamento-acelerado.html