Para manter uma qualidade no ambiente de trabalho, o conforto climático é fundamental.
Geralmente, não percebemos um clima confortável no ambiente, mas percebemos imediatamente um clima quando ele não é confortável, não é mesmo? Este sentimento é uma regulação biológica importante.
Manifestações Colaterais de Desconforto relacionado à temperatura
Perturbações no conforto são acompanhadas de alterações funcionais, que atingem o nosso organismo. Calor excessivo leva primeiro a um cansaço e sonolência, que atinge a prontidão de resposta e aumenta as tendências de falhas. Se, por outro lado, o organismo está ameaçado de resfriamento, então entra em ação uma necessidade de aumento de atividade, principalmente a concentração para o trabalho intelectual diminuir.
Faixa de Temperatura Confortável
A pessoa claramente só se sente bem quando o seu sistema de regulação vasomotor não está sendo exigido ao extremo, portanto, quando a irrigação sanguínea da pele está dentro de um limite normal.
A faixa de temperatura nas quais a pessoa se sente bem é individualmente diferente; ela depende principalmente da vestimenta e do grau de atividade corpórea. Se influências como nutrição, época do ano, hora do dia, idade ou sexo igualmente tem um papel importante.
Recomendações para o Trabalho de Escritório, Sentado
Com bases em estudos, recomenda-se para pessoas sentadas (sem sobrecarga manual) as seguintes linhas:
– A temperatura no inverno deve ser de 21°C¹. No verão as temperaturas entre 20 e 24°C são percebidas como agradáveis.
– A umidade relativa do ar não deve cair abaixo de 30% no inverno, para evitar o risco de excesso de desidratação nas vias respiratórias superiores. No verão, os valores naturais de umidade relativa oscilam entre 40 a 60%, o que normalmente é percebido como agradável.
– A movimentação do ar livre não deveria ultrapassar, no assento, na altura da cabeça e dos joelhos, a 0,2m/s.
A garantia de um clima confortável no ambiente é um pré-requisito necessário para a manutenção do bem-estar e para a capacidade de produção total.