Vocês já sofreram com dores e desconfortos após um dia longo de trabalho? Quem nunca passou por isso? A tensão muscular pode comprometer a saúde, a qualidade de vida e a produtividade no trabalho.
É importante ficar atento aos sintomas para que o problema não evolua para um processo inflamatório e causar mais danos à saúde.
A tensão muscular é considerada uma resposta fisiológica ao desconforto ou a dor causado no corpo por intermédio de fatores externos. Os mais comuns são provocados por fatores:
– Emocionais: stress e ansiedade;
– Problemas posturais ou ergonômicos no trabalho;
– Dificuldade de relaxar;
– Sono irregular;
– Movimentos repetitivos;
– Falta de pausas durante a jornada de trabalho.
A tensão muscular apresenta sintomas típicos como:
– Limitação do movimento;
– Dor ou desconfortos;
– Fraqueza muscular;
– Rigidez local;
– Inchaço;
– Contraturas.
Como prevenir e aliviar a tensão muscular:
– Invista na melhora da saúde emocional; reavalie seus pensamentos e emoções, relaxe a mente.
– Dormir bem: o sono é imprescindível para a saúde mental. Segundo a OMS, um adulto necessita em média 8 horas por dia.
– Faça exercícios de alongamentos para acalmar o corpo e diminuir os níveis de ansiedade. A Yoga e a meditação são ótimas escolhas;
– Faça pausas durante o trabalho. Pratique a Ginastica Laboral, alongue e fortaleça os principais músculos do seu corpo que estão envolvidos no trabalho, principalmente os músculos ligados a sua coluna.
– Melhore o seu condicionamento físico: exercícios aeróbicos como correr, nadar, pedalar e caminhar ajudam a queimar mais energia, fortalecendo assim, o sistema cardiorrespiratório, melhorando a imunidade e promovendo a sensação de bem-estar.
A tensão muscular é um problema de saúde que pode ocasionar lesões mais sérias no músculo. Por isso, caso as dores ou desconfortos continuarem, evite tomar remédios sem orientação médica e procure ajuda especializada de um fisioterapeuta e de um ortopedista.
Fonte:
– Dor relacionada ao trabalho. Ministério da saúde. Brasília – DF, 2012.
– Disturbios Osteomusculares Crônicos Relacionados ao Trabalho. Ano 2000.
– Dor e Disfunção Miofascial. Tavell, Simons & Simons 3ª edição.