Segundo estudos, O bom humor no trabalho é uma ferramenta para conectar pessoas, aliviar a tensão e incentivar um clima organizacional positivo. Isso é provado cientificamente e aprovado pelos gestores, segundo pesquisa realizada pela consultoria Robert Half.
O bom humor é uma característica das pessoas que vivem de maneira leve, cultivam atitudes de cortesia, são hábeis em desenvolver emoções positivas, recordam com frequência bons momentos e procuram transmitir serenidade e esperança.
Nos resultados apontados pelo relatório The Secrets of the Happiest Companies and Employee (Os segredos das companhias e funcionários mais felizes, tradução livre), 91% dos líderes acreditam que o senso de humor é essencial para os avanços na carreira, enquanto 84% deles pensam que pessoas com bom humor no trabalho são mais eficientes.
Mas é óbvio que não dá para levar absolutamente tudo na base do bom humor, pois é necessário balancear essa estratégia de aproximação e avaliá-la para cada segmento de trabalho.
Efeitos do bom humor
O bom humor fortalece o sistema imunológico e previne o surgimento de transtornos mentais. O coração também trabalha melhor quando se está de bem com a vida. A circulação do sangue melhora, protegendo o corpo contra doenças cardiovasculares.
Uma boa gargalha é capaz de aliviar o estresse e a tensão muscular. Aliás, os músculos podem ficar relaxados por quase uma hora somente por conta de uma boa risada!
A saúde mental, então, é uma das maiores beneficiadas!
Fontes:
-https://www.tjsc.jus.br/web/servidor/dicas-de-gestao/
-https://pt.linkedin.com/pulse/influ%C3%AAncia-do-bom-humor-nas-organiza%C3%A7%C3%B5es-um-estudo
-https://blog.runrun.it/bom-humor-no-trabalho/