O verão chegou, que maravilha não é mesmo?
O verão tem início no dia 21 de dezembro de 2020, mas dezembro também é o mês da campanha de prevenção do Câncer de Pele (#Dezembro Laranja).
A exposição solar exagerada e desprotegida ao longo da vida, além dos episódios de queimadura solar, são os principais fatores de risco do câncer de pele, segundo o coordenador do #DezembroLaranja, Dr. Elimar Gomes.
Vamos nos prevenir pessoal?
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2020 os números de câncer de pele no Brasil são preocupantes.
A doença corresponde a 27% de todos os tumores malignos no país, sendo os carcinomas basocelular e espinocelular (não melanoma) responsáveis por 177 mil novos casos da doença por ano. Já o câncer de pele melanoma tem 8,4 mil casos novos anualmente. “Os números de incidência do câncer de pele são maiores do que os cânceres de próstata, mama, cólon e reto, pulmão e estômago.
A exposição solar exagerada e desprotegida ao longo da vida, além dos episódios de queimadura solar, são os principais fatores de risco do câncer de pele. Segundo o coordenador do #DezembroLaranja, Dr. Elimar Gomes, “qualquer um de nós pode desenvolver um câncer de pele, porém existem pessoas mais propensas como as de pele, cabelos e olhos claros; indivíduos com histórico familiar de câncer de pele; múltiplas pintas pelo corpo e pacientes imunossuprimidos e/ou transplantados. Estas pessoas precisam de um cuidado a mais com a pele e de avaliação frequente de um médico dermatologista”, frisa o especialista.
É preciso prestar atenção
- Em pintas que crescem;
- Manchas que aumentam;
- Sinais que se modificam ou feridas que não cicatrizam pois podem revelar o câncer de pele.
“O autoexame frequente facilita o diagnóstico e tratamento precoces. Ao notar algum dos sintomas, procure um médico especialista em dermatologia”, orienta Dr. Elimar Gomes.
Proteja-se
Os cuidados vão desde a infância, é importante que os pequenos
tenham conhecimento desde cedo que os hábitos de fotoproteção são fundamentais
para não desenvolver a doença:
- Usar de óculos de sol;
- Blusas com proteção UV;
- Bonés ou chapéus e preferir a sombra;
- Evitar a exposição solar entre 9h e 15h e utilizar filtro solar com FPS igual ou superior a 30, reaplicando a cada duas horas ou sempre que houver contato com a água.
O verão é a estação que convida a todos para aproveitar o máximo; diversão ao ar livre, praticar esportes, banho de mar, piscina, banho de sol. Tudo isso é possível se cada um souber se proteger. Ah, lembrando que ainda estamos na Pandemia e precisamos continuar seguindo os protocolos de segurança.
E viva o verão!
Fontes:
– Sociedade Brasileira de Dermatologia
– Instituto de Oncologia Cutânea